Os principais estilos na moda

Por Giovana Petrocele

Estilo é uma coisa. Moda é outra.

Estilo é individual. É único. Reflete o “eu” interno. Diz respeito a personalidade. Funciona como uma identidade visual. É a marca registrada de cada pessoa. Como queremos ser vistos no mundo.

Todos têm um estilo dominante, apesar de outros se relacionarem entre si. Geralmente usamos de dois a três estilos e um deles se sobressai. Conhecer nosso estilo é fundamental para fazermos as pazes com o guarda-roupa, comprar e usar as vestimentas que tem a ver com nossa personalidade e não sermos vítimas do modismo, ou seja, usar o que todo mundo usa só porque “está na moda”. Mulheres com estilo próprio não deixam de usar as roupas da moda, mas elas conseguem adaptá-las e criar um estilo único: o seu! Aqui nesta postagem vou abordar os sete principais, claro que existem outros; no entanto, é destes que se originam os demais.

“A moda sai da moda, o estilo jamais!” (Coco Chanel)

A moda passa, o estilo fica!” (Yves Saint Laurent)

“Estilo é uma expressão de individualismo misturado com carisma. Moda é algo que vem depois do estilo” (John Fairchild)

“Estilo é uma confiança fácil em ser você mesmo, é uma forma de se colocar de acordo com o seu humor e o que você deseja projetar. O estilo pessoal parece vir naturalmente para alguns, mas para outros pode demorar um pouco para encontrá-lo!” (Diane van Furstenberg)

O estilo é uma varinha mágica e transforma tudo que toca em ouro.” (Logan Pearsall Smith)

“Estilo é a perfeição de um ponto de vista.” (Richard)

Diferença entre moda e modismo

Moda é a tendência de consumo da atualidade, marca um período, uma década, tem a ver com o momento e lugar do mundo em que vivemos. Enquanto o modismo é algo passageiro, é o que todo mundo está usando, porque está na novela, por exemplo, ou o youtuber famoso está usando. A televisão e a internet são grandes indústrias do modismo.

E seu estilo, sabe qual é?

Você já parou para pensar que a moda não é algo supérfluo como muitos dizem? Ela ornamenta nossos corpos, nos veste, nos abriga do frio, nos protege do sol, nos prepara para diferentes ocasiões. Através das nossas roupas emitimos mensagens para o mundo, para as outras pessoas e nunca, eu disse “NUNCA”, a moda será apenas uma roupa, porque é bem mais que isso. Moda é revolução. As roupas contam histórias de diferentes épocas, levantam bandeiras, lutam por causas e atualmente sacodem grandes marcas, conscientizando-as para a sustentabilidade, enquanto novas começam ancoradas na responsabilidade social para uma vida mais saudável para os seres do planeta Terra.

Qual peça faz a tua cabeça? Que tipo de roupa diz quem você é?  Despojada? Chique? Elegante? Romântica? Dramática?

Quem é você na moda? Consegue responder?

Me segue na leitura e descubra qual seu estilo dominante.

Os sete estilos clássicos da moda

O conceito dos sete estilos clássicos (ou universais) da moda surgiram a partir de um estudo feito pelas consultoras de imagem e estilo Alyce Parsons e Mimi Dorsey, entre as décadas de 1980 e 1990, bastante utilizados nas universidades norte-americanas. O estudo analisou o comportamento de consumo de mulheres e homens durante alguns anos, originando o sistema PASS (Proportion Analysis / Style Selection). Comportamentos repetidos foram analisados, levando a conclusão que as pessoas tem um estilo predominante e outros dois secundários. São sete os estilos universais: 1 – Tradicional ou clássico; 2 – Contemporâneo ou elegante; 3 -Natural ou básico; 4 –Criativo; 5 – Romântico; 6 Sexy, 7Moderno ou Dramático.

1 – Estilo tradicional ou clássico

O estilo tradicional dominante pertence a uma mulher forte que não segue muito a moda, pois é conservadora. Ela tem um ar sério e formal, gosta de vestir peças estruturadas, cortes de alfaiataria, cores sóbrias e neutras, roupas de alta qualidade com linhas retas e poucos detalhes, sem decote. As estampas são discretíssimas em xadrez, listras ou risca de giz. 

Pérolas e joias finas integram o estilo clássico, com bolsas estruturadas, sapatos de bico fino e saltos médios compõe o look atemporal da mulher tradicional.

Peças que não faltam no guarda-roupa da mulher do estilo clássico são o sobretuto, camisa branca de botão, blazer e calça feitas sob medida, saia lápis, suéter de cashmere, suéter de gola alta, jeans, sapatilhas e sapatos de bico fino.

2 – Estilo contemporâneo ou elegante

A mulher do estilo contemporâneo (ou elegante) é muito segura. Ela mantém o estilo tradicional clássico, porém com uma pegada mais leve e divertida. É bastante atualizada quando o assunto é tendência de moda e usa-a na composição dos looks, cuidando sempre para manter-se reservada. A mulher contemporânea que dizer ao mundo que é chique, bem-sucedida e moderna, sem perder a elegância.

Gosta de usar acessórios clássicos, mas controladamente, sem exageros, pois quer passar um ar de atualidade.  

A mulher deste estilo é reconhecida como fashionista, investe em looks e acessórios para obter um visual charmoso, harmonioso e, claro, um moderno chique.

3 – Estilo natural ou básico

Este estilo pertence à mulher prática, ativa, comunicativa e que gosta de passar aquele ar “nem me arrumei muito”, apesar de ter passado horas na frente ao espelho. As roupas precisam ser confortáveis, soltas, com cores vivas ou neutras, mas lisas. Os calçados baixos ou com saltos médios.  Gosta de passar ao mundo um ar despojado e despreocupado. Preferem roupas de fibras naturais, caimentos soltos e modelagens básicas. Gosta de usar couro, camurça, lã, cashmere, linho. E as cores? Preferem as de tons outonais, terrosos, verdes, azuis denim e as cores que se encontra na natureza.

Quanto aos acessórios eles não devem ser apenas bonitos, mas funcionais, fáceis de usar, com bolsas, colares, brincos e pulseiras que não atrapalhem e deixem os movimentos soltos.

4 – Estilo criativo

O estilo criativo pertence a mulheres com alma de artista. São inovadoras, irreverentes, aventureiras e autoconfiantes o suficiente para usar todos os estilos e abusar das tendências. É um estilo que se arrisca, faz experiências para usar – e ousar – nas próprias roupas.  Mistura texturas, cores e estampas, faz sobreposições que dão certo, utiliza as referências de moda e compõe criativamente os looks, passando uma mensagem harmoniosa e alegre ao mundo. Sabe usar peças garimpadas e modernas numa única composição que dizem muito sobre o espírito do dia. Gosta de franjas, estampas, acessórios diferenciados, como peças únicas, feitas artesanalmente.

5 – Estilo romântico

Mulher sensível, feminina e cheia de charme? É dominada pelo estilo romântico. Gosta de usar peças cheias de delicadeza, babados, laços, bordados, rendas e estampas florais. Prefere vestidos rodados, godês, com a cintura bem marcada. As cores mais prediletas deste estilo são as mais claras, tons pastéis são bem vindos e, claro, o rosa, quase sempre está presente nos looks românticos. Acessórios deste estilo são delicados e sutis, resgatando a feminilidade. Os sapatos podem ser baixos, médio ou de salto, mas são de bico arredondado.

6 – Estilo sexy

Mulheres poderosas e com auto-estima elevada amam este estilo, que valoriza o corpo feminino, abusa de decotes, transparências, fendas e comprimento das peça. Gosta de chamar a atenção e ousar com um toque de exagero para parecer mais glamorosa possível! As donas deste estilo precisam cuidar na hora da composição do look para não parecerem vulgar e não usar ao mesmo tempo o decote, a transparência e as roupas justas demais num comprimento curto, pois colocará em risco todo o charme do look. A dica é não esquecer a tática do “revela e esconde” para ficar sexy e elegante! As cores preferidas são as fortes, nada de meigo ou rosinha com estampas de flores, mas de animal print. Gosta de mostrar a pele.

7 – Estilo dramático ou moderno

A mulher deste estilo é ousada com elegantes doses de exagero. A imagem que passa é de uma mulher sofisticada e poderosa, que gosta de ser o centro das atenções e desfila nos grandes centros urbanos. Tem uma pegada minimalista, gosta da assimetria e da combinação de preto com o branco.

É uma mulher que procura estar sempre elegante, com pitadas de drama nas roupas. Looks minimalistas, modelagens assimétricas, cores contrastantes e peças do guarda-roupa masculino são comuns neste estilo. Usa poucos de acessórios, de preferência marcantes e com ótimo designer. Nos pés, se não usar cores como o preto ou contrastante com as peças, pode optar por sapatos com efeito metalizado. Fashionistas também gostam deste estilo que acompanha as tendências da moda.

Espero que tenham gostado da postagem e tenham conseguido identificar seus estilos dominadores. O meu está bem claro, sou a básica criativa. Até o próximo!

Imagens: Pinterest