Por Luiz Adrien
Após 15 anos trabalhando na iniciativa privada, o designer Nicolau Vinciprova decidiu empreender no terceiro setor criando a marca Mãos de Amparo, projeto sustentável que une design e artesanato.
Mãos de Amparo tem como missão a promoção do artesanato e sua tradição através da criação de produtos com valor agregado, baseado no comércio justo, na valorização do artesão e da economia criativa, na geração de renda e no desenvolvimento sustentável.
A partir de conceitos, de elementos figurativos, da análise criteriosa das tendências de mercado e do público-alvo, as peças são confeccionadas por uma rede solidária de colaboradores, sob a supervisão do designer. São produzidas peças exclusivas de decoração, moda e acessórios, feitas por meio de um processo artesanal, que coloca em evidência a delicadeza e o acabamento dos produtos, o talento dos artesãos locais e o valor inestimável do trabalho feito à mão (hand made), totalmente sustentável.
O projeto Mãos de Amparo se baseia em três principais pilares: sustentabilidade, economia criativa e incentivo ao empreendedorismo local buscando envolver pessoas na produção e no consumo consciente de produtos feitos com afeto, utilizando a mão de obra de costureiras e artesãos de bairros periféricos do sul-fluminense e da região do Vale do Café, nas localidades de Barra do Piraí e Barra Mansa, Rio de Janeiro. “Ciente do valor da sustentabilidade e do artesanato, decidi criar a marca após uma experiência positiva com artesãs do sul-fluminense, ao bordar para uma grife de luxo carioca.”, disse Nicolau Vinciprova.



Olhar para causas sociais
Coleções cápsula inspiradas no universo LGBTQIA+, projetos que unem o trabalho de assistidos pela APAE e artesãs, e coleções voltadas para geração de verba para abrigo de cães e gatos, fazem parte de seu universo de atuação. Peças feitas a partir de retalhos de tecidos para sofás , de sacas de café e jeans, são algumas das matérias primas utilizadas em seus projetos. Suas criações contam com o talento de costureiras e bordadeiras da zona rural do Vale do Café e periferias do Sul-fluminense. Procura desenvolver ações que ajudem a promover projetos sociais, como por exemplo a coleção Bem-Me-Quer, feita para a APAE de Volta Redonda. Protetor de animais, o designer desenvolveu produtos com artesãs, que eram expostos em lojas para Pet e o valor pago pelo produto entrava como crédito para compra de ração na própria loja, provocando um movimento onde todos os envolvidos ganham: a artesã, o lojista e seu abrigo de cães e gatos.

Coleções destacadas
Coleção PetLove – Almofadas e bolsas criadas em prol do abrigo de cães Superamigos.
Coleção Bem-Me-Quer – A APAE de Volta Redonda abraçou o projeto e convidou o designer para desenvolver produtos para a exposição anual que acontece no Espaço das Artes Zélia Arbex.
No primeiro ano foram desenvolvidas bolsas, almofadas, kits gourmet e luminárias, com a marca Bem-Me-Quer, criada especialmente para celebrar esta parceria. No segundo ano foi desenvolvida uma colcha de retalhos em algodão tingido e depois pintado à mão pelos assistidos, sob a orientação das coordenadoras da APAE. Em ambas exposições, todas as peças produzidas parcialmente na APAE, tiveram parte do valor de sua venda destinado à instituição.
Coleção Café do Brasil – Por ser localizado no Vale do Café, e em homenagem a cultura da região, o projeto Mãos de amparo criou uma coleção de bolsas, femininas e unissex, confeccionadas a partir do reaproveitamento de sacas de café doadas pela empresa Café Favorito.



Coleção LGBTQIA+ – Ciente do papel social do projeto Mãos de Amparo, o designer criou peças com a temática LGBTQIA+ onde utilizou a aplicação de retalhos de tecido com o bordado caseado.
Peças únicas e coloridas que trazem em sua arte a diversidade das relações amorosas de forma criativa.
Coleção de pulseiras – Em parceria com a designer Diana Arbex. O valor arrecadado com essa coleção será revertido para o abrigo de cães e gatos do qual ele é responsável: o abrigo Superamigos dos Cães, Gatos e Cia. “Acreditamos no trabalho coletivo, na troca de experiências e no valor do artesanato”, disse Nicolau Vinciprova.
Almofadas e aquarelas
Thamara Tannus, proprietária da Barroca Almofadas – Uberaba, salienta que o designer e empreendedor social cria lindas almofadas em aquarela, Com a criação da marca @maosdeamparo desenvolve bolsas e decoração, promovendo a economia local e o artesanato do sul-fluminense.
Nicolau acredita no potencial do artesanato nacional e economia criativa e sempre procurou participar de feiras e eventos onde o fazer manual é incentivado. Mãos de Amparo também esteve na badalada feira Hippie de Ipanema, entre outros eventos no Rio de Janeiro.
Através da Mãos de Amparo, o designer apoiou o RDesign 2017, um importante evento co-realizado pela Universidade de Barra Mansa que contou com estudantes de design de todo o país.



Sobre o designer
Nicolau tem pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes , curso de extensão em Design na Itália, curso de Design Thinking, no Instituto Europeo di Design (Rio de Janeiro), curso de Formação de Equipes no Sebrae, e Empretec.
Atualmente é empreendedor social do projeto Mãos de Amparo e proprietário do abrigo de cães e gatos: Superamigos dos Cães, Gatos e Cia.
