Filmes

Nesta página listamos alguns filmes, séries e documentários para quem curte e gosta de aprender cada vez sobre moda, como estilistas, designers, jornalista, produtores, empresários do ramo, fashionistas ou simplesmente quem aprecia a moda. 

Assistir documentários sobre moda é ótimo para expandir o repertório sobre o assunto, assim como maratonar séries que desfilam por diferentes épocas e nos apresentam figurinos incríveis na passarela do tempo. Quem procura inspirações, precisa e deve assistir! Sabe de mais algum? Nos conte!

Filmes

1 – Cinderela em Paris

O filme sobre costura, de 1957, é muito renomado. Foi o responsável pelo encontro de Audrey Hepburn e Fred Astair e é considerado um dos melhores filmes de moda da história do cinema.

Trata-se de uma comédia romântica que se inicia com um famoso fotógrafo de moda, Dick Avery, empregado de uma revista feminina muito conceituada. Devido aum pedido da editora, Dick procura um novo rosto para ser o símbolo da revista, e encontra Jo Stockton, uma balconista numa livraria. Ela concorda em ir à Paris com algumas ressalvas, o que faz o filme render lindas canções, aventuras e um belo romance.

2 – Bonequinha de Luxo

Romance com impecáveis figurinos, de 1961. A história de amor narra o encontro de uma ambiciosa garota de programa – que sonha em casar com um milionário – e um escritor em crise, sustentado pela amante. Ao se apaixonarem, Holly(Audrey Hepburn) precisa resolver um dilema pessoal: seguir seus planos ou viver o amor. Foi neste filme que a atriz se tornou referência em elegância e beleza e imortalizou o vestido tubinho preto.

3 – Saint Laurent

Durante os anos de 1967 e 1976, o estilista Yves Saint-Laurent reinou praticamente sozinho no universo da alta costura francesa. O filme é uma biografia, a qual visa mostrar todo o seu processo criativo, entrevistas polêmicas e até as fotografias. Além disso, esse é um filme de estilista que procura adentrar às questões mais pessoais, como a relação com o marido e empresário Pierre Berger e os seus casos extra-conjugais. A produção também aborda a relação com o álcool e as drogas, dois problemas que quase destruíram o império da marca YSL. Filme de 2014.

4 – Os Irmãos Versace

De 2015. Após o assassinato do fundador da marca Versace, Gianni Versace, no ano de 1997, sua irmã Donatella assumiu. Na época, por ser uma mulher, era muito desacreditada pelos investidores, problema agravado pelo fato dela ter problemas com drogas e álcool. Em meio ao caos, Donatella teve que provar para todo o mundo que era capaz de gerenciar o desenvolvimento criativo e não deixar o império desmoronar. Esse é um filme sobre costura, superação e a garra de uma mulher para manter a marca.

5 – Sex and the City: O Filme

Se você já buscou saber por séries de moda, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre Sex and the City. No entanto, o que muita gente não sabe é que há o filme, o qual se baseia na famosa série de TV. Em suma, a produção dá continuidade às aventuras da colunista Carrie Bradshaw e de suas amigas. Todas elas seguem um caminho em busca do equilíbrio entre trabalho, relacionamento e maternidade em Nova York.Esse é um dos filmes de moda Netflix, o que torna ainda mais fácil conhecer a história,  que se concentra em especial na Carrie, que recebe um pedido de casamento, mas que pode estragar tudo por conta de seu nervosismo. De 2018.

6 – Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

De 2009, o filme retrata a vida da jornalista Becky Bloom, que mora em NY e tem o sonho de trabalhar em uma revista de moda. Depois de conseguir um emprego para escrever sobre finanças, a sua coluna se tornou um grande sucesso. Mas, a sua compulsão por compras pode destruir a sua carreira, uma vez que ela sempre recebe ameaças de cobradores por conta de suas grandes dívidas.

7 – Casa Gucci

De 2021. Em suma, trata-se de uma história baseada na vida de Patrizia Reggiani, a ex-mulher de Maurizio Gucci, um dos membros da marca italiana. Mesmo depois de terem casado e tido duas filhas, seu marido encontra uma amante e pede o divórcio. Em meio a todo o contexto, Patrizia contrata um matador de aluguel. O filme visa retratar toda essa história, bem como a importância e o poder que o nome Gucci carrega, assim como tudo o que a família fez para conseguir esse controle. Para quem quer entender melhor sobre o assunto, com certeza esse é um dos filmes sobre moda do qual deve estar em sua lista.

8 – O Diabo Veste Prada

O filme mostra o dia a dia da jovem jornalista Andrea Sachs (Anne Hathaway) no emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York e sua relação difícil com a editora-chefe Miranda Priestly (Meryl Streep). O filme se tornou referência no mundo da moda pelos figurinos arrasadores e por mostrar os bastidores da produção de uma edição da revista. Foi inspirado no best-seller homônimo de Lauren Weisberger. A história se tornou um grande clássico. Filme de 2016.

9 – Coco Antes de Chanel

O filme de 2009 mostra o início da carreira da jovem Gabrielle Chanel (Audrey Tautou), costureira durante o dia e cantora em um cabaré à noite, onde conhece Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), de quem se torna amante. Sob a proteção econômica dele, Gabrielle desenvolve a sua arte, costurando roupas impensáveis de serem usadas por mulheres da época. Babados, rendas e espartilhos passam a dar lugar a calças, camisas e chapéus. Na trama entra o segundo amor de Gabrielle, Arthur ‘Boy’ Capel – foi com a ajuda dele que ela finalmente conseguiu abrir sua loja de moda, onde vendia vestidos e chapéus. A produção retrata a história da estilista francesa mais importante do século XX.

Séries

1 – Emily in Paris

Lançada no dia 02 de Outubro de 2020, “Emily in Paris”, rapidamente se tornou a queridinha de milhares de pessoas. Com a atriz inglesa Lily Collins como protagonista e Darren Star (criador de ‘Sex and the City’) como criador, o seriado conta a história de Emily Cooper, uma jovem executiva de Chicago que consegue o emprego dos sonhos em Paris. Lá, ela trabalha com estratégias de marketing para marcas do segmento de luxo, além de viver altos e baixos de amizades, romances e desafios do ambiente de trabalho. Com a capital da moda como plano de fundo, outro detalhe que ganhou um enorme destaque foram os looks usados por Emily ao longo dos episódios. O figurino é  assinado pela renomada Patricia Field (que também assinou os figurinos de grandes produções de moda como ‘Sex and the City’ e ‘O Diabo Veste Prada’), o faz com que a personagem principal, assim como todo o elenco desfilem produções incríveis com peças de diversas marcas prestigiadas como Chanel, Christian Dior e Kenzo.

2 – Atelier

Produzida pela Netflix Japão, Atelier é uma daquelas séries de moda que utilizam o conflito entre novos funcionários e chefes autoritárias, no estilo de O Diabo Veste Prada. Em Atelier, Mayuko Tokita é a mais nova empregada da Emotion, marca fictícia de lingeries de luxo, e precisa aprender a lidar com a designer Mayumi Nanjo, criadora do ateliê.

3 -Girlboss

Baseada na história real de Sophia Amoruso, a série reconta a trajetória da empresária de moda, desde a criação de sua loja no eBay até a formação de sua marca Nasty Gal. Diferentemente de outras séries sobre o universo da moda, Girlboss retrata mais sobre a parte empresarial e seus desafios do que a criação em si.

4 – Gossip Girl

A famosa série em seis temporadas conta a história de adolescentes privilegiados de uma escola rica de Manhattan. Todos, é claro, se envolvem em polêmicas, que são acompanhadas passo a passo por uma blogueira anônima. A série, estrelada por Blake Lively (Serena van der Woodsen) e Leighton Meester (Blair Waldorf), ditou moda e lançou tendências. Por mais que não tenha como tema principal a moda, Gossip Girl foi uma grande trendsetter na moda teen. Seu enredo acompanha a vida e os dramas de adolescentes da elite novaiorquina, e cada episódio é um show de moda à parte. Como esquecer a icônica tiara de Blair Waldorf?

5 – The Marvelous

Cena de The Marvelous Mrs. Maisel, uma série de comédia sobre moda. Um dos looks de The Marvelous Mrs. Maisel que conquistou o público. Vencedora, em 2019, do Emmy de melhor figurino em uma série de época, The Marvelous Mrs. Maisel conta a história de uma mulher que, de repente, tem sua vida virada de cabeça para baixo e decide se tornar comediante. Disponível no Prime Video, a série é estrelada por Amy Sherman-Palladino, famosa também por Gilmore Girls. As roupas são lindas e, em uma época na qual a moda está buscando referências no passado, é ótima para tirar ideias!

6 – O Tempo Entre Costuras

Ambientada durante a Guerra Civil Espanhola de 1936, O Tempo Entre Costuras conta a história de Sira Quiroga, protagonista principal, que descobre na costura uma paixão reconfortante. Baseada em acontecimentos reais, série é inspirada no livro best-seller de María Duenãs. No início da história, ela se muda para Tanger (esse nome te lembra alguma coisa?), no Marrocos, a fim de encontrar uma oportunidade de emprego. Lá, ela sofre uma decepção amorosa, descobre que está grávida e precisa dar uma reviravolta na sua vida… Sem deixar a moda de lado, é claro.

7 – The Crown

Se há algo que não falta na realeza, essa coisa é estilo. Muito além de utilizar roupas de grande destaque, os reis e rainhas também são referências de moda na época em que vivem. Com a coroação da rainha Elizabeth II, o estilo princesa foi destaque nos anos 1950. Todo esse processo e a evolução dos looks da alteza, além de outras figuras importantes do período, como a Princesa Margareth e o Príncipe Charles, pode ser acompanhado na série The Crown. A primeira temporada de The Crown teve um orçamento de 130 milhões de dólares, sendo considerada a série de TV mais cara já produzida.

8 – The Collection

Retrata os bastidores da moda parisiense nos anos 1940. Nos episódios, é possível acompanhar a história de dois irmãos, Paul e Claude Sabine, responsáveis por comandar uma marca fictícia, a Sabine. Enquanto Paul vive no universo das ideias, é Claude quem cria torna as coleções reais. Além de figurinos excepcionais e típicos da época, a série também promete intrigas e romances.

9 – O assassinato de Gianni Versace

Traz uma das histórias mais impactantes da moda: o assassinato de Gianni Versace, design fundador da Versace. A história, apesar de triste por conta da trágica morte do estilista, revisita o contexto da marca e da família Versace, contando com estrelas no elenco, como Penélope Cruz e Darren Criss. O sucesso foi tamanho que a minissérie levou, em 2018, o Emmy da categoria.

Documentários

1 – The September Issue

Lançado em 2009, The September Issue é considerado um dos documentários de moda mais importantes já feitos. Dirigido por R.J. Cutler, o filme acompanha o processo de criação da edição de Setembro da Vogue Americana, considerada a mais importante do ano. Vista como a bíblia da moda, a edição de Setembro é a epítome de todo o ano. Durante seus 90 minutos de duração, vemos os acertos e erros, lados bons e ruins, além da realidade de todo o processo de criação da edição.  O documentário conta com a participação de grandes nomes da indústria da moda como Anna Wintour, Karl Lagerfeld, Grace Coddington e Mario Testino.

2 – Jeremy Scotty: The people’s designer

Documentário sobre o designer de moda Jeremy Scotty. As gravações contaram com a participação de nomes famosos como Katy Perry, Miley Cyrus e Rihanna e o roteiro narra a criação da primeira coleção de Scotty para a Moschino, além de retratar a infância dele na zora rural do Kansas.

3 – Fresh Dressed

É um documentário que mostra como surgiu o streetwear, junto com o cresscimento do hip-hop em NY, dos anos 70 até hoje em dia. Mas, além de retratar a forma com que se vestiam, o filme também retrata a importância da moda urbana e dos movimentos sociais da periferia, bem como a auto aceitação cultural da época. De 2016.

4 – Dior e Eu

Lançado em 2015, o documentário Dior e Eu mostra os bastidores e a rotina do diretor criativo da Dior, Raf Simons (que atualmente está a frente da Calvin Klein), desde sua chegada à marca e todo o processo que levou para a criação e lançamento de sua primeira coleção dentro da Dior. Ele tem como objetivo com realismo o dia a dia de Raf, como pode ser estressante estar a frente de uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais da indústria da moda. O documentário conta com participações e depoimentos de diversas pessoas tão importantes quanto Raf na criação da coleção, como costureiras, fabricantes têxteis, além de embaixadores da marca como Jennifer Lawrence e Marion Cottilard. Dior e Eu está disponível para assistir no Globo Play.

5 – Chiara Ferragni: Unposte

Chiara Ferragni é blogueira e empresária italiana. Fundadora do blog The Blonde Salad (onde aborda assuntos de moda e estilo de vida), Chiara é considerada uma das maiores blogueiras e influenciadoras de sua geração. Com mais de 23,6 milhões de seguidores no instagram, ela foi a primeira blogueira a aparecer na capa da Vogue (edição de Abril de 2015 da Vogue Espanha), além de virar um estudo de caso da Universidade de Harvard e ser eleita pela revista Forbes em Setembro de 2017 a influenciadora número 1 no mundo.O documentário dirigido por Elisa Amoruso mostra a ascensão de Chiara no mundo da moda e blogosfera, misturando vídeos caseiros de sua infância, desfiles de moda e seu dia a dia. Além disso, explora a cultura de influenciadoras e celebridades modernas com depoimentos de acadêmicos, estilistas e fãs. Chiara Ferragni: Unposted está disponível para assistir no Amazon Prime.

6 – Manolo: the boy who made shoes for lizards

Neste documentário sobre moda, o famoso designer de sapatos Manolo Blahnik descreve seu processo de criação. Há também depoimentos de celebridades que admiram o talento de Manolo, como Rihanna, Anna Wintour, Sofia Coppola e John Galliano. É um retrato sobre a dedicação de Manolo, um dos maiores designers de sapatos luxuosos do mundo. A paixão por sapatos vem da infância, quando ele desenhava modelos para lagartos do jardim. Em 1973, o designer abriu a primeira loja, em Londres, e hoje seus sapatos são vendidos em mais de 20 países. Manolo ainda cria e esculpe cada salto alto e controla totalmente seu negócio.

7 – Maddman: the Steve Madden story

Esse documentário sobre moda narra a história do designer de sapatos e empresário Steve Madden, da ascensão, queda e do retorno após um escândalo financeiro. Madden trabalhava em uma sapataria, mas queria muito mais. Construiu uma marca global, hoje presente em mais de 80 países, a partir de um investimento de US$ 1,1 mil. Nos anos 1990, a companhia foi para a bolsa de NY para uma oferta pública de ações (essa história é mostrada no filme O Lobo de Wall Street). Em três horas, o negócio rendeu US$ 22 milhões, chamando a atenção do FBI. Anos depois, ele foi preso e multado por fraude. A Steve Madden é atribuída a democratização das tendências de sapatos e a rapidez no processo de fabricação de novidades. Hoje, a empresa que leva seu nome está avaliada em US$ 2 bilhões.

8 – Franca: Chaos and Creation

Neste documentário, o cineasta e diretor Francesco Carrozzini conta a história da própria mãe, a lendária editora da Vogue Itália, Franca Sozzani. Franca esteve à frente do conteúdo editorial da revista por 28 anos. Ela faleceu em dezembro de 2016. Nas quase três décadas em que foi editora-chefe, Franca produziu capas ousadas e editoriais de moda de cunho político e social. Foi sob o comando dela que a Vogue Itália bateu recorde de vendas em uma edição. Em 2008, ela colocou nas páginas da revista somente mulheres negras; a edição teve Naomi Campbell na capa.

9 – Iris: uma vida de estilo

Iris: uma vida de estilo (2014)É um documentário sobre moda e sobre a vida de Iris Apfel, uma decoradora e fashionista americana de 97 anos. Iris afirma ter sido uma das primeiras mulheres a usar calça jeans nos Estados Unidos. Com um visual exótico e pouco convencional, ela está sempre com seu óculos exagerado, maxicolares, cores e estampas. Ela dedicou parte da carreira como decoradora à Casa Branca. Lá, trabalhou para nove presidentes. A importância de Iris para a arte é tamanha que ela foi tema de uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, que recebeu 150 mil visitantes. De 2014.

Reality Show

1 – Next in Fashion

Lançada em 2020, é uma competição de design de moda apresentada pela icônica Alexa Chung e por Tan France (conhecido por fazer parte da série “Queer Eye”, também da Netflix) que conta com 18 participantes de todas as partes do mundo que passam por desafios semanais que envolvem desde criar looks dentro de um tema pré-selecionado até a criação, produção e styling deles e almejam o grande prêmio de U$250 mil dólares. Considerado uma evolução do reality clássico “Project Runaway”, alguns de seus participantes possuem formação em moda, alguns com marca própria, enquanto outros são completamente amadores, mas extremamente talentosos.

2 – Project Runway

O programa consiste em uma competição de designers em ascensão. O prêmio para o vencedor impressiona: 250.000 dólares para expansão dos negócios e participação em um editorial da Elle Magazine, entre outros. Além da série original, o Project Runway conta com dois spin-offs: a versão júnior, com designers adolescentes, e a All Star, com competidores de outras temporadas.

3 – Queer Eye

Vencedora do prêmio Melhor Reality Show Estruturado, essa série tem quatro temporadas na versão americana e uma na japonesa. Basicamente, cinco profissionais se juntam para ressignificar a vida de um participante. Também chamados de cinco fabulosos, eles transformam a vida das pessoas nos pilares cultura, culinária, cuidados pessoais, moda e arquitetura. Cada episódio é uma história emocionante e diferente para se inspirar nas criações e na vida!

4 – Making the Cut

Disponível no Prime Video da Amazon, Making the Cut é outro reality show sobre moda que estreou em 2020 e se tornou um sucesso. No programa, Heidi Klum e Tim Gunn rodam o mundo com doze designers para selecionar o mais novo fashion brand. Cada episódio traz um desafio e looks maravilhosos para você se inspirar enquanto se diverte vendo os competidores fazendo o seu melhor para ganhar um milhão de dólares!